MARKETING

CASE DE MARKETING TIKKER AÇAÍ

O Trabalho foi realizado de Junho de 2010 a Dezembro de 2011 e seu proposito inicial era deixar o posto de 4º lugar na preferencia dos consumidores e alcançar o 2º lugar, depois de alcançada a meta verificaríamos a possibilidade e o potencial de ficarmos em 1º lugar em vendas e para isso a organização e elaboração do Marketing da Empresa Tikker Açaí que se localizada em Parnamirim/RN, foi feito por etapas, Primeiro foi identificado que a empresa precisava de um forte trabalho de comunicação interna e externa para ter mais eficacia no BRANDING (Desenvolvimento e comunicação da MARCA) este trabalho foi totalmente realizado seguindo as seguintes etapas, a primeira delas era Melhorar as embalagens do Produto como na figura Abaixo:

Modelo de Caixa Antigo (10 e 5 Litros)

As Caixas foram substituídas por novas embalagens com a logo e as informações de volume, nutricionais, sabores e endereço, ficando assim mais aparentes tanto para fornecedores como para o consumidor final, Como se vê na Figura Abaixo:



Em um segundo momento foi a vez de sinalizar os veículos da empresa para que houve-se uma melhor identificação dos mesmos e transformando os carros em propagandas móveis para gerar mais contatos com a empresa bem como agregar valor ao produto:





No Terceiro momento o trabalho foi voltado completamente para o ponto de venda onde caso a caso ia sendo estudado e se criava uma estratégia de marketing para sinalizar e melhorar a visualização do Ponto. as estrategias usadas eram as mais variadas possíveis, desde material publicitário, placas e  uniformes nos funcionários:
                                                                        

Por Ultimo como estratégia de complemento de todas as ações intensificamos um forte trabalho no consumidor final onde fizemos varias degustações em pontos estratégicos das principais cidades do estado e sempre perto da concorrência já que através das mesmas nosso publico identificou a superioridade no sabor do Açaí fabricado pela Tikker Alimentos!



As degustações aconteciam em varias partes da cidade usando os pontos de vendas dos clientes da tikker e em outras ocasiões aconteciam em parcerias com a Telepesquisa e outros parceiros.


Os Resultados alcançados até Dezembro de 2011 foram surpreendentes, levando a Fabrica ao 1º lugar em consumo e triplicando o volume de produção, Com esse volume elevado os limites físicos da fábrica também aumentaram consideravelmente, o estoque da Tikker em Maio de 2010 era colocado em uma Câmara Frigorifica de 6m² isso tudo foi mudado em Julho de 2011 pois uma nova Câmara teve de ser construída e desta vez com o espaço de 60m² para suportar seu novo volume.


Toda essa estrutura foi aumentada devido aos pontos de vendas que passaram a ser cada vez maiores pois a nova estratégia era focada na distribuição do produto em Maio de 2010 a Fabrica vendia seus produtos apenas para Grande Natal ( Natal, Parnamirim e São Gonçalo) verificada a oportunidade positiva de ampliar os canais de distribuição e com ações especificas foram criados 12 canais de distribuição divididos em Grandes Regiões e a Tikker passou a atuar em mais de 70 cidades no interior do Estado do Rio Grande do Norte, logo em seguida começou a atuar nos estados da Paraíba (Campina Grande e João Pessoa) e em Pernambuco (Porto de Galinhas).






Desejo muito sucesso a família Tikker e que ela possa manter esse trabalho com firmeza para alcançar postos mais altos, vendas mais significativas e mantendo seu lugar de destaque no mercado!









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